Na próxima quarta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa, presidirá a solenidade de inauguração do novo fórum da comarca de Sorriso. A solenidade será realizada às 17 horas. “Nesta gestão voltamos nossas atenções para a primeira instância para estruturar melhor as comarcas. É preciso pavimentar o que já foi feito e dar melhores condições para que servidores e magistrados atendam bem a população nas comarcas”, afirma o presidente.
Segundo o juiz diretor Wanderlei José dos Reis, titular da 1ª Vara Cível e coordenador do projeto, o novo fórum foi construído num terreno de 6.330 m², no centro da cidade, para facilitar o acesso da população. Ao todo, são 2.249,08 m² de área construída. Abriga sete gabinetes com área padronizada, sete secretarias judiciais, corpo da guarda com acesso restrito e celas individuais, rampas de acesso, auditório com capacidade para 160 pessoas, amplo estacionamento com 18 garagens cobertas.
Para Wanderlei dos Reis, que já havia coordenado a construção do fórum e a instalação da comarca de Nova Ubiratã em 2005 (que, até então, pertencia a Sorriso), a nova sede judiciária de Sorriso trará inúmeros avanços e representará um verdadeiro “divisor de águas na história da comarca, que conta com apenas 15 anos de existência e será um dos maiores e mais belos fóruns do Estado”. A obra é fruto de convênio entre o poder Executivo e o Judiciário de Mato Grosso. A parceria prevê a permuta entre a sede atual do fórum (próximo da prefeitura) e o novo prédio que já está concluído.
Atualmente, a comarca é de 3ª entrância e conta com seis varas judiciais, jurisdicionadas por seis juízes. Mais de 130 advogados militam no comarca, onde tramitam atualmente 12.407 processos. O município – que tem apenas 21 anos, aproximadamente 60 mil habitantes e é o maior produtor de soja do mundo – se destaca no cenário nacional, pois registra elevado índice de Desenvolvimento Humano (IDH).