O empresário Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) assumirá a vaga de seu pai, o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), que morreu nesta sexta-feira, em São Paulo, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
ACM estava internado no InCor-SP (Instituto do Coração), do Hospital das Clínicas, desde o dia 13 de junho, quando deu entrada para tratar de complicações renais e cardíacas.
O corpo do senador será velado no Palácio da Aclamação, em Salvador (BA). Tradicionalmente, o Senado oferece o Salão Negro do Congresso para o velório dos senadores. Mas a família prefere que ele seja velado junto ao seu reduto político, na Bahia. O enterro será feito amanhã, às 15h, no cemitério Campo Santo, também em Salvador.
Como suplente, ACM Júnior já tinha exercido o mandato de senador por um ano e meio, entre junho de 2001 e janeiro de 2003, quando ACM renunciou ao mandato para preservar seus direitos políticos. Na ocasião, ACM foi acusado de ordenar a violação do painel eletrônico do Senado na votação que resultou na cassação do mandato do então senador Luiz Estevão.
Como ACM foi reeleito em 2002 para um mandato de oito anos, Antonio Carlos Júnior exercerá o cargo de senador pela Bahia até 31 de janeiro de 2011.
Antonio Carlos Júnior é empresário da área de comunicação. Atualmente é presidente da Rede Bahia, grupo de empresas que inclui o jornal “Correio da Bahia”, a TV Bahia, afiliada à Rede Globo de Televisão e emissoras de rádio.