O deputado estadual Eduardo Botelho, primeiro secretário da Assembleia Legislativa, afirmou que a construção da 1ª Ferrovia Estadual vai possibilitar o crescimento da industrialização na região metropolitana de Cuiabá, por meio da implantação de um terminal na capital, cujas obras já são consideradas a realização de um “sonho”. “A baixada cuiabana tem vocação para a agricultura familiar, para força de trabalho e esperamos a industrialização para gerar emprego e renda para nosso povo. Se Deus quiser essa ferrovia vai alavancar a economia da baixada cuiabana e de todo o Estado”, disse.
O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá tem previsão de conclusão de obras e o respectivo funcionamento já no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028. Para construir os 730 quilômetros de trilhos, terminais de cargas e cerca de 60 pontes, a empresa vencedora da chamada pública, definida pelo governador Mauro Mendes, terá investimento de R$ 11 bilhões e, quando concluída, a ferrovia vai se conectar à malha nacional até o porto de Santos (SP).
A previsão é de que esse terminal em Cuiabá possibilite a interligação e o escoamento da produção no bairro Distrito Industrial, que tem 250 empresas de diferentes ramos instaladas. Ao menos 26 municípios que estão às margens do traçado da ferrovia serão beneficiados diretamente com a implantação da malha ferroviária.