O atual procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, e o promotor auxiliar da Corregedoria Geral do Ministério Público, Roberto Aparecido Turim, vão disputar o cargo máximo no MP estadual: a procuradoria geral. A eleição será dia 3 de dezembro. Votam os promotores de todas as comarcas matogrossenses e os procuradores. A lista com os nomes dos 2 e as respectivas votações serão encaminhadas ao governador Silval Barbosa que escolherá o futuro procurador.
Inicialmente, havia 9 candidatos na lista sêxtuplas. Ferra e Turim foram os mais votados. O processo eleitoral será conduzido por uma comissão presidida pelo procurador de Justiça José Basílio Gonçalves, com a participação das promotoras Rosana Marra e Sasenazy Soares Rocha Daufenbach.
De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público, o mandato do Procurador-Geral de Justiça tem a duração de dois anos, sendo permitida uma recondução. A escolha é feita mediante formação de lista tríplice, entre os membros da instituição, que é remetida ao Chefe do Poder Executivo Estadual para a efetivação da nomeação dentre os integrantes da lista.