O primeiro promotor de Mato Grosso a assumir a Procuradoria Geral de Justiça, cargo máximo do Ministério Público Estadual, Marcelo Ferra de Carvalho, foi empossado ontem à noite, em Cuiabá. Aos 37 anos, ele substitui o procurador Paulo Prado, que deixa o comando do MPE após quatro anos no cargo. Cerca de 600 pessoas lotaram o auditório entre autoridades civis e militares, representantes dos Poderes, promotores e procuradores de Mato Grosso e outros estados, magistrados e familiares.
A Casa da Cidadania, que teve a primeira etapa inaugurada esta semana, é uma das mais importantes obras dos últimos quatro anos. O novo prédio, construído no terreno cedido pelo Governo do Estado, centralizará todas as promotorias de Justiça da capital, ao lado do Fórum de Cuiabá, no Centro Político Administrativo e vai facilitar o acesso da população à Justiça. O procurador Geral de Justiça, Paulo Prado, destacou que sem a vontade política do governador não seria possível a construção dessa sede. Prado informou ainda que o orçamento do MPE passou de R$ 6 milhões para R$ 28 milhões nos últimos anos.
A nova sede terá mais de 14 mil metros quadrados com 75 gabinetes, biblioteca, posto de pronto atendimento médico, agência bancária e lanchonetes. O Ministério Público está construindo também sede de promotorias em outras 19 cidades.
O secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, elogiou Prado e equipe sobre a participação na elaboração do Código Ambiental de Mato Grosso e do Programa MT Legal, assinado recentemente, em Cuiabá, com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. “O Ministério Público tem buscado alertar para questões importantes, tem pontuado críticas que serve para balizar as ações de governo, tem feito o seu papel institucional de zelar pelo bem público, auxiliando de forma pró-ativa o Governo e tenho certeza que com a posse do Marcelo Ferra esse relacionamento vai continuar sendo harmônico e respeitoso” avaliou o chefe da Casa Civil de Mato Grosso.
Paulo Prado se despediu com um discurso emocionado, apresentou um vídeo institucional com as principais ações e conquistas ocorridas nos seus dois mandatos. Na mesma solenidade, o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira tomou posse como corregedor Geral do Ministério Público de Mato Grosso.