Investir no atendimento da demanda habitacional é uma das metas da Administração Municipal. E, nesse sentido, o município deu, nesta 5ª feira, mais dois importantes passos. Um deles permitirá a construção de 100 residências, por meio do Programa Tô Feliz, em parceria com o governo do Estado e, por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal, cujos contratos já podem ser firmados. O outro prevê a construção de mais de 700 casas nos residenciais Edelmina Querobim Marchetti e Santa Terezinha, pelo programa Casa na Planta. Ambos os convênios foram oficializados em atos realizados no auditório da Acenm/CDL, um pela manhã e outro à noite, com a presença de autoridades e representantes da instituição financeira.
Com vistas à seleção daqueles que serão contemplados com moradias, o cadastro de famílias interessadas, feito em março deste ano, será complementado. Para isso, segundo a secretária Municipal de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager, será implantada uma base de dados que permitirá a seleção de candidatos em conformidade com o perfil estabelecido pelo Conselho Municipal de Habitação. De acordo com a secretária Karla Lautenschlager, depois de operacionalizar o software, será aberto o período para novas inscrições, o que deve ocorrer dentro de alguns dias, com ampla divulgação no sentido de evitar filas. “O cadastramento que fizemos em março será aproveitado, mas já sabemos que será insuficiente porque a Caixa pede no mínimo três candidatos para cada casa para que possa fazer a seleção. Então, nós vamos ter que pelo menos dobrar o número de candidatos inscritos”, explica.
Para o prefeito Lírio o momento vivido por Nova Mutum é motivo de comemoração. “Nova Mutum vive um momento muito especial. Começamos com os contratos do programa Tô Feliz, fizemos várias inaugurações(duas creches e um centro de inclusão digital, o telecentro) e tivemos mais ainda o lançamento do reCiclo, projeto-piloto de coleta seletiva, além disso há poucos dias, lançamos o Mutumgap, que permitirá a certificação dos produtos daqui, garantindo acesso ao mercado internacional, até porque gestor responsável preocupa-se com o futuro, e, agora, estamos aqui oficializando a parceria com a Caixa, o que permitirá a construção de casas para a nossa gente”, disse.
A construção de mais de 800 casas – 100 do Tô Feliz e mais de 700 do Casa na Planta – não satisfaz o prefeito Lírio. Ele quer mais, pelo menos foi isso que deixou claro durante o ato para oficializar convênio com a CEF. “Já estamos em andamento com as tratativas para trazer mais 200 casas do Tô Feliz para Nova Mutum, além das 100 cujos contratos estão sendo assinados, e temos um projeto de mais 400 em estudo. Não é porque estamos lançando estes dois residenciais que vamos nos acomodar, ficar parados. Vamos trabalhar para atender a classe trabalhadora de Nova Mutum”, garantiu.
Também assim se posiciona o vice-prefeito Sadi Ribeiro Ramos. Segundo ele, Nova Mutum vive um momento ímpar. “A habitação é uma das prioridades da nossa gestão, até pela situação que vimos quando estávamos em campanha e percorremos a cidade levando nosso projeto de governo. E, por termos raízes humildes (eu e Lírio), embora hoje sejamos agentes políticos, sentimos a responsabilidade de trabalhar não só para atender a demanda, mas também para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, reiterou. De acordo com o vice-prefeito, em menos de um ano de governo, a Administração Municipal de Nova Mutum, ao lançar a construção destas mais de 700 casas já está cumprindo com parte do seu compromisso.
O superintendente da Caixa Federal, Ivo Carlos Zecchin, disse que é política da Caixa Federal, na área habitacional, atender famílias de baixa renda e que os recursos do convênio para a construção das mais de 700 casas, que ora estava sendo firmado, já estão disponibilizados. “Até o final do ano devemos firmar o contrato com a construtora para logo darmos início às obras. Não vão faltar recursos”, garantiu. Lembrou que o prefeito Lírio é presença constante na Superintendência sempre com reivindicações importantes para o município. “O prefeito tem nos visitado lá não só atrás de casas, mas também de uma agência da CEF para Nova Mutum. Estamos analisando o pleito de abertura de uma agência em Nova Mutum, mas mais do que isso, analisamos a região como um todo. Estamos conduzindo as reivindicações com muito carinho e o que depender da Superintendência, Nova Mutum estará entre as dez novas agências a serem abertas”, disse.
O deputado José Domingos Fraga Filho, representando a Assembléia Legislativa, destacou o arrojo da administração de Nova Mutum que muito tem trabalhado no sentido de oportunizar melhoria da qualidade de vida da população. “A casa própria é um sonho de todos nós. Conheço Lírio antes de sermos políticos e sei da sei da seriedade do seu trabalho. Lírio e toda sua equipe estão de parabéns por esta iniciativa.”, afirmou.
O secretário-Adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, que representou o governo de Blairo Maggi, também destacou a importância de projetos nessa área e, principalmente o empenho da Administração Municipal que mostra o desejo de continuar oportunizando mais casas para Nova Mutum. “Este é o maior programa habitacional que este município já viu e, é, apenas, parte do compromisso assumido pela Administração”, disse.
O vereador Eurico Aparecido da Silva, que representou o Poder Legislativo Municipal, parabenizou o prefeito pelo trabalho que vem realizando no município e, mais uma vez colocou a Câmara de Vereadores, à disposição do prefeito com vistas à construção de uma Mutum cada vez melhor.