O candidato a senador Carlos Fávaro (PSD), disse hoje que uma de suas propostas é reforçar o transporte fluvial em Mato Grosso “O mundo inteiro explora seus rios navegáveis como modo de transporte eficiente e com baixo custo, mas aqui parece que é vergonhoso, que é criminoso, mas não é, pois nós temos tecnologia para preservar os rios e transportar com eficiência. Os rios Paraguai, Araguaia, Teles Pires, Juruena poderiam estar gerando competitividade e riquezas para o estado. E o governo federal tem que ter coragem para fazer esses enfrentamentos”, cobrou.
Fávaro apontou a necessidade de ampliar imediatamente investimentos na infraestrutura logística, especialmente na malha ferroviária, já que Mato Grosso conta apenas com um terminal de cargas em Rondonópolis. Segundo ele, é preciso cruzar o estado com ferrovias para garantir maior competitividade da produção mato-grossense. “Nosso Estado tem grande vocação para produzir soja, mas também para produzir outras culturas, como o milho, que tem baixíssimo valor agregado, corresponde apenas um terço do valor de um saco de soja, e esse preço somente pode ser corrigido com uma infraestrutura logística mais eficiente. Nos Estados Unidos a busca pelo Oeste foi feita pelos trilhos. Primeiro vinha a ferrovia e atrás vinham as pessoas colonizando as cidades, e nós estamos aqui há 30, 40 anos nessa espera”, afirmou.
A obra, que prevê a construção de 383 quilômetros entre Água Boa e a cidade de Campinorte (GO), terá início em 2019, com recursos da ordem de R$ 4 bilhões. “Esse primeiro trecho que está licenciado dará acesso a carga de imediato, pela BR-158 na altura de Água Boa, atenderá toda Araguaia, e proporcionará um fluxo de grãos para a Ferrovia Norte-Sul”, informou ele. A informação é da assessoria.