Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PSD, Robinson Faria, é o novo governador do Rio Grande do Norte. Ele conseguiu 54,42% dos votos válidos contra seu adversário, Henrique Alves (PMDB), que teve 45,58% da preferência dos eleitores. Os votos brancos somaram 3,07% e os nulos, 12,78%. A abstenção registrada foi de 17,65%.
Faria é o atual vice-governador, virou a disputa e foi eleito governador. Ele derrotou o deputado federal e presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), que chegou ao segundo turno com mais votos.
De acordo com o Uol, Robinson Faria contou com o apoio do PT local e enfrentou um "acordão" de 17 partidos que apoiaram Alves. A presidente, Dilma Rousseff, não se intrometeu na disputa que dividiu a base aliada no Estado. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo de apoio a Robinson Faria, considerado um dos motivos de sua vitória.
Seu cargo foi alvo dos principais ataques de seu adversário. Faria retrucava a Alves que integrantes da sua coligação também participaram do governo com diversos cargos no Executivo estadual. Outra estratégia do governador eleito foi se descolar da imagem de Rosalba Ciarlini (DEM), e de seu alto índice de rejeição. A governadora, por sua vez, optou por não apoiar nenhum dos candidatos.
(Atualizada às 19h50)