PUBLICIDADE

Famato: Galvan contestará na justiça decisão sobre recurso de Prado

PUBLICIDADE

O vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop e candidato a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Antônio Galvan, confirmou que a chapa deve contestar na Justiça a decisão do recurso de Rui Prado que o manteve no pleito eleitoral. “Essas providências estão sendo tomadas. O jurídico está avaliando as formas mas será contestado na Justiça sim”, explicou ao Só Notícias.

A expectativa é que até amanhã já tenha um posicionamento. Para Galvan, o conselho avaliou a pessoa e não as regras previstas no estatuto. “Regras são feitas para serem cumpridas e não foram. Foi dado “colher de chá” a eles. Será que a nós teríamos o mesmo privilégio?”, pontuou.

Rui Prado teve a candidatura impugnada há cerca de 15 dias. Na última semana, o conselho formado por dirigentes de sindicatos rurais aceitaram o recurso protocolado pela defesa do atual presidente para continuar no pleito. Foram 57 votos favoráveis, 3 contrários e 8 abstenções.

Galvan aponta que falta transparência dentro da instituição. “Essas são as questões que fazemos. Queremos mais transparência para os sindicatos. Há a contribuição sindical e queremos que ela fique clara. [Eles] não informam um único sindicato sobre isso, sobre o que é recolhido”, disse.

Renovação é a bandeira de Galvan. No início do mês o candidato destacou a necessidade de não manter o  “continuísmo” e, também, de fortalecer os sindicatos. A ampliação dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado à Federação, também é uma das propostas levantadas pelo produtor.

Conforme Só Notícias informou, a Famato é uma instituição fechada. Em pouco mais de 46 anos, as eleições ocorreram com chapas únicas, formadas de maneira consensual. Esta é a primeira vez que outra chapa entra na disputa. Rui está no comando da entidade desde outubro de 2007, quando o então presidente Homero Pereira deixou a função para assumir a cadeira na Câmara de Deputado Federal. Em 2010, foi eleito presidente.

A eleição está marcada para 14 de maio. A posse dos eleitos ocorre em 16 de junho.

(Atualizada às 11h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE