PUBLICIDADE

Falta de divulgação prejudica 170 mil autônomos em MT, diz deputado

PUBLICIDADE

A falta de divulgação da ‘Lei do Empreendedor Individual’, que entrou em vigor em julho em todo o país, prejudica em Mato Grosso mais de 170 mil trabalhadores autônomos. A informação é do deputado federal Eliene Lima (PP-MT), um dos integrantes da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, que discutiu na Câmara a aplicabilidade da lei nº 128/08.

Para o progressista, a não exposição da nova lei na mídia faz com que os principais beneficiados por ela sejam excluídos do processo de formalização previdenciária e trabalhista. “A lei entrou em vigor há mais de um mês e até hoje ela ainda é desconhecida. A falta de divulgação, seja em nível nacional ou estadual, dessa nova norma reflete em trabalhadores desinformados e ainda na informalidade”, salienta Lima.

A ‘Lei do Empreendedor Individual’ oferece formalidade os trabalhadores autônomos, como pipoqueiros, manicures, cabeleireiras, vendedores ambulantes, vendedoras de cosméticos, técnicos em informática, pintores, mecânicos e outras dezenas de profissionais, que até junho passado não tinham acesso ao amparo legal. Com a 128/08, esses trabalhadores passam a ter acesso a direitos previdenciários que vão de aposentadoria por idade e invalidez, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio reclusão, até a possibilidade de acesso a serviços bancários, como empréstimos, obtenção de CNPJ e programas de capacitação.

 “Estudei a fundo a Lei do Empreendedor Individual e posso dizer que a ela representa o maior ato de formalização já feito no Brasil. E como tal, não deve cair no esquecimento”, argumenta Lima. Para ter acesso aos benefícios da lei nº 128/08, o trabalhador precisa destinar mensalmente para a Previdência, um valor que varia entre R$ 52,15 a R$ 57,15, dependendo do ramo de atuação do autônomo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CNJ arquiva reclamação por suposta corrupção contra desembargador de Mato Grosso

Foi arquivada, sumariamente, uma reclamação disciplinar no Conselho Nacional...

Eleitos presidentes da OAB em Sorriso, Lucas, Colíder e Nova Mutum

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou o...

Reginaldo Monteiro eleito presidente da OAB Sinop

O advogado Reginaldo Monteiro foi eleito presidente da Ordem...

Gisela Cardoso é reeleita presidente da OAB Mato Grosso

A advogada Gisela Cardoso acaba de ser reeleita presidente...
PUBLICIDADE