O deputado federal Fábio Garcia (PSB) será o novo coordenador da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional. O período é de um ano e vinha sendo exercido pelo deputado federal Ezequiel Fonseca (PP). A definição saiu em reunião realizada, esta manhã, no gabinete do senador Blairo Maggi (PR), em Brasília.
Fonseca poderia ser reconduzido ao cargo, porém, alegando sobrecarga de trabalho entre os trabalhos da bancada e os individuais, decidiu não continuar à frente da coordenação mesmo recebendo elogio dos demais colegas. “Eu estou deixando muita coisa minha de lado. Além de estar constantemente preocupado com os projetos da bancada, o coordenador também tem que acompanhar a tramitação das emendas ao Orçamento Geral da União, que é onde o parlamentar garante os recursos para investimentos em setores específicos do Estado e isso demanda muito tempo. Daí a necessidade de haver um revezamento”.
O parlamentar lembrou algumas das principais ações que desenvolveu como líder da bancada, entre elas, a articulação junto ao governo federal na liberação dos R$ 400 milhões do Auxílio Financeiro de Apoio às Exportações (FEX), a participação relevante da bancada nas negociações e solução da greve dos caminhoneiros, além do sucesso das reuniões no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que garantiu a prorrogação dos convênios para a execução das obras de ampliação de oito novas escolas técnicas federais em Mato Grosso.
Fábio Garcia também teve uma atuação destacada no que se refere às negociações para a liberação do PEX para Mato Grosso. Apesar da pouca experiência política (está no primeiro mandato), ganhou espaço entre os colegas pelo empenho, o que o credenciou a reivindicar a coordenação da bancada, que também vinha sendo pleiteada pelo deputado Valtenir Pereira (PMB).