O Exército vai enviar militares para reforçar a segurança nas eleições em Juara, Juína, Marcelândia, Nova Ubiratã, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Garças, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Comodoro, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Campinápolis, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Porto Alegre do Norte, Querência, Santa Terezinha, Gaúcha do Norte, Barão de Melgaço, Nobres, Paranatinga, Poxoréu e Santo Antônio de Leverger. Serão 752 militares trabalhando.
As forças federais terão a missão, domingo, de assegurar a ordem e a garantia do livre exercício do voto aos eleitores e eleitoras, coibir a prática de crimes e prestar suporte, quando necessário ou solicitado, aos eleitores e colaboradores da Justiça Eleitoral, preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio; e garantir a segurança da urna eletrônica e do local de votação durante e após o pleito.
O comandante da 13ª brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, general Duarte, reforçou, hoje, para a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, o compromisso da instituição federal com a segurança das eleições já no sábado e domingo, no período da votação, que será das 7h às 16h. A atuação do Exército será em 45 dos 57 locais de votação indígenas e predominantemente indígenas no estado
“Nós buscamos estreitar um laço que já existe há muitos anos com o Tribunal Regional Eleitoral. Essa parceria tem se mostrado proveitosa para toda a sociedade, em particular a sociedade mato-grossense. Vimos que nesse momento é bastante oportuno, porque estamos bem próximos do pleito eleitoral, que será no próximo domingo. Os contatos já vêm sendo realizados há algum tempo, por meio do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) e creio que estamos caminhando muito bem no sentido de o Exército poder prestar o apoio solicitado. Não tenho dúvidas de que vamos obter sucesso em mais esta eleição”, disse o general Duarte.
A presidente do TRE-MT também reafirmou a confiança no Exército e na atuação integrada com as demais forças de segurança. “Esta cooperação é fundamental para garantir a segurança do processo eleitoral. A transparência e o trabalho conjunto são fundamentais para assegurar que as eleições ocorram de maneira tranquila e dentro da legalidade”, declarou, através da assessoria.