A promotora Lais Glauce dos Santos acaba de confirmar, com exclusividade, ao Só Notícias, que emitiu parecer para que seja realizada nova eleição em Sinop por considerar “que houve abuso de poder político e econômico” por parte da coligação do prefeito eleito, Juarez Costa (PMDB). A decisão da promotora é referente a distribuição dos vales-combustíveis para cabos eleitorais na campanha. Lais Glauce dos Santos também pede cassação de registro de Juarez e entende que os votos recebidos por Juarez “devem ser considerados nulos e que deve ser realizada nova eleição”.
Em setembro, a promotora fez busca e apreensão em um posto de combustível e, em seu parecer para a Justiça Eleitoral, aponta que foram cometidas irregularidades. A denúncia para o MP foi feita pela coligação da coligação do candidato derrotado, Paulo Fiuza (PV).
A promotora também confirmou, ao Só Notícias que, após analisar a prestação de contas do prefeito eleito, encontrou irregularidades e seu parecer é pela reprovação das contas.
A coligação do prefeito eleito, Juarez Costa (PMDB), declarou à justiça eleitoral que as doações de empresas e pessoas físicas para sua campanha -comitê financeiro e candidato- foram de R$ 775,4 mil. Dentre os doadores de campanha, está a empresa que tem seu nome nos vales-combustíveis.
O relatório foi encaminhado ao juiz eleitoral, João Manoel Guerra, que vai analisar os argumentos do Ministério Público. A decisão de ser feita nova eleição em Sinop será do juiz. É possível que ainda esta semana saia sua sentença.
Há poucos dias, Guerra cassou o registro do prefeito eleito de Claudia, Vilmar Giachini, (PMDB) acusado de compra de votos e determinou que, no prazo de 20 a 40 dias, seja feita nova eleição. O prefeito eleito recorreu ao TRE e aguarda julgamento do recurso.
Outro lado:
O advogado da coligação de Juarez Costa, Alexandre Gonçalves Pereira, disse há instantes, ao Só Notícias, que deve ter acesso a decisão da promotora nesta quarta-feira de manhã. “Não tenho detalhes do parecer do MP e pretendo se manifestar oportunamente”.
(Atualizada às 19:21hs)