Foi publicada no Diário Oficial da União, a criação da delegacia da Polícia Federal de Sinop, que atenderá cerca de 21 municípios da região Norte. Em entrevista exclusiva hoje, ao Só Notícias, o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, delegado Oslain Campos Santana, confirmou que a delegacia começa a operar até julho.
A partir de agora, segundo ele, estão sendo feitos os procedimentos para ativação, como definição do local, efetivo, aquisição de equipamentos e móveis. Alguns imóveis estão sendo avaliados para serem locados. “Ainda será feita licitação para locação do imóvel e passará pela avalição da Secretaria de Tesouro da União (STU), que vai constatar a regularidade do processo e se o valor está dentro do praticado no mercado”, detalhou.
A prefeitura já teria designado uma área para , futuramente, construir a delegacia.
Santana preferiu não adiantar o número de agentes que será desigando inicialmente. “Temos o número ideal e o que a superintendência poderá disponibilizar”, argumentou. Além de agentes, terão delegados, escrivães, papiloscopistas e corpo administrativo.
A nova delegacia atuará em investigações de crimes ambientais, narcotráfico, trabalho escravo, corrupção e tráfico de pessoas, entre outros. Emissão de passaporte, registro de armas, segurança bancária, e outros procedimentos administrativos, também serão feitos na unidade, informou o superintendente.
Além de Sinop, atuará nos municípios de jurisdição da Justiça Federal do município, inaugurada em 2006, como Alta Floresta; Carlinda; Cláudia; Colider; Feliz Natal; Guarantã do Norte; Ipiranga do Norte; Itaúba; Marcelândia; Matupá; Nova Canaã do Norte; Nova Guarita; Nova Santa Helena; Novo Mundo; Paranaíta; Peixoto de Azevedo; Santa Carmem; Sorriso; Terra Nova do Norte; União do Sul e Vera.
Atualmente, a PF tem delegacias em Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis, além da regional em Cuiabá.