A ex-senadora Serys Marly terá que apresentar defesa junto a Comissão de Ética do PT no dia 02 de abril, às 14h. O calendário, que estipula a ordem dos representados para prestar explicações prevê ainda a presença de outros acusados de infidelidade no partido, caso do vereador Lúdio Cabral e da ex-deputada estadual Vera Araújo. Eles correm o risco de ser expulsos da sigla.
A defesa de Vera Araújo deve ocorrer no dia 26 deste mês, às 16h, na sede da sigla, na Capital. No dia seguinte será a vez de Lúdio prestar esclarecimentos. Eles têm a prerrogativa de comparecer pessoalmente para realizar a defesa ou de serem representados pela assessoria jurídica.
Serys trava uma batalha interna com o ex-presidente estadual do partido, Carlos Abicalil, desde as eleições de 2010. O cenário não é favorável para a ex-parlamentar. Dos cinco integrantes da comissão, três pertencem ao grupo do ex-presidente. Ele também possui maioria no diretório estadual, composto por 47 membros, sendo 27 aliados. A conclusão dos trabalhos da comissão está prevista para o próximo mês.