Os integrantes da CPI dos Correios aprovaram hoje a convocação do presidente do BMG, Ricardo Annes Guimarães, e do ex-presidente do INSS Carlos Bezerra para depor à comissão. Ainda não há data para os depoimentos.
Ambos poderão esclarecer à CPI os motivos que permitiram ao BMG ser o segundo e maior beneficiado das operações de empréstimos bancários com desconto em folha de pagamento.
As operações foram legalizadas por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a assinatura do ex-presidente do INSS. Instituições financeiras tentavam conseguir autorização para operar com o crédito descontado em folha, inicialmente disponível para aposentados, mas encontravam barreiras burocráticas.
Isso ocorria porque os bancos precisavam assinar um convênio com o INSS para que o dinheiro pudesse sair posteriormente da folha dos clientes. Operando juntamente com a Caixa Econômica, que não priorizou essas operações, o BMG elevou sua lucratividade.
Os membros da comissão desconfiam que tenha havido privilégio ao BMG, instituição que concedeu empréstimos ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, cujos recursos seriam repassados ao PT supostamente para o pagamento de despesas de campanha.
PUBLICIDADE
Ex-senador Carlos Bezerra é convocado para depor nas CPI dos Correios
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE