O ex-secretário de Saúde de Cuiabá Luiz Soares, é o pré-candidato ao Senado pelo PSDB. Ele se colocou à disposição do partido para concorrer ao cargo em uma reunião na sede estadual do partido, depois que o ex-senador Antero Paes de Barros deixou claro que é pré-candidato a deputado estadual.
Nesta eleição serão abertas duas vagas no Senado. Luiz Soares deve disputar uma das vagas, na aliança entre o PSDB, o DEM e o PTB, que terá como candidato ao governo o Jaime Campos ou o tucano Wilson Santos, conforme resultado de pesquisa a ser divulgado nos próximos dias.
Conforme Luiz Soares, caso o partido de fato homologue sua candidatura, ele pretende ser o senador do SUS, defendendo o interesse de 85% da população mato-grossense, que depende da Saúde Pública. No parlamento estadual, Luiz Soares acumula a experiência de ter sido o relator da Constituição de Mato Grosso e, no Senado, de ver aprovados projetos de sua autoria, como o que impede abuso de poder econômico em campanhas.
“Dezesseis anos antes do Congresso criar o Conselho Nacional de Justiça, por iniciativa minha a Constituição Estadual já previa a criação do Conselho Estadual de Justiça”, observou. Embora a Lei tenha sido derrubada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Associação dos Magistrados, Soares acredita que ela constituiu importante semente para chamar a atenção para a necessidade do controle externo do Judiciário.
Um dos fundadores do PSDB, Soares foi deputado estadual por três mandatos, senador por quatro meses e vice-prefeito de Cuiabá.