O ex-secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Sinop, Jair Pessine, é investigado pela Polícia Federal por suposta intermediação no recebimento de propina para favorecer a empreiteira baiana Gautamo, em processo de licitação para as obras da rede de esgoto em Sinop, que começariam nos próximos dias. A acusação contra ele é que de “recebimento de vantagem indevida de R$ 200 mil”. Ele foi filmado por agentes da PF conversando com diretor da empreiteira, em um hotel, em Brasília, e seguiu ao aeroporto, onde, no mesmo vôo a Cuiabá, estaria o prefeito.
As investigações da Polícia Federal vão apurar se efetivamente o pagamento a Pessine foi feito e se haveria repasse ao prefeito Nilson Leitão, que deve prestar na segunda-feira, no STJ.
Pessine assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Sinop em 2005 e esteve ligado diretamente ao projeto da rede de esgoto e ao plano diretor do município. Fazendeiro na região e empresário em São Paulo, Pessine deixou o cargo em dezembro do ano passado. Conforme Só Notícias já informou, ele foi preso em São Paulo e recambiado para a superintendência da PF em Brasília.
(Atualizada às 10:12hs)