O ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que a solução para a concessão da BR-163, de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul (823 km) que deve passar para o governo de Mato Grosso (MT PAR) e a Rota do Oeste sair, vai ser uma realidade “graças à ousadia e criatividade do governador Mauro Mendes”.
Durante evento em São Paulo, Tarcisio se encontrou com Mauro e comemorou o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Rota, na terça-feira, em Cuiabá, representando grande passo para o Estado gerir a rodovia e fazer R$ 1 bilhão de investimentos a curto prazo, com duplicação do Posto Gil a Sinop e demais ações.
“A BR-163 está saindo, vai ser uma realidade graças à ousadia e criatividade do governador Mauro, que deu uma solução muito diferente usando a MT Par, e isso é o que vai viabilizar as obras de volta”, disse ele, destacando também a articulação do ex-senador Cidinho Santos para viabilizar a solução. “O Cidinho sempre foi entusiasta dessa solução, fez com que ela acontecesse, virasse realidade, e vai transformar a vida de muita gente. Parabéns governador, agora a gente vai ter obra na 163. Um Estado forte no agro merece uma 163 duplicada, segura, eficiente. Parabéns ao Mato Grosso”, finalizou.
Mauro Mendes também agradeceu o ex-ministro pelo apoio na construção dessa solução, que é inovadora no país e tem sido elogiada pelos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) como um “case de sucesso”.
“A solução da BR-163 aconteceu porque muita gente ajudou. O ministro Tarcísio abençoou no início e ainda como ministro da Infraestrutura deu sinal verde para que nós pudéssemos avançar. O ministro Marcelo seguiu as orientações e nós vamos ter no ano que vem, em janeiro, obra na BR-163”, pontuou.
O TAC prevê a execução de um plano de ataque contra os gargalos da BR-163, dentre os quais a conclusão de todos os investimentos previstos para a duplicação da rodovia, no prazo de até 8 anos.
A previsão é que, caso a renegociação de dívidas seja aprovada pelos credores, as primeiras obras de duplicação sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2023, considerando também os trechos mais críticos e com maior registro de acidentes.
Em São Paulo, Mauro manifestou apoio para Tarcisio Freitas ser eleito governador. No primeiro turno, ele recebeu 9.881 milhões de votos, superando a votação de Fernando Haddad (PT) que recebeu 8.337 milhões de votos e disputam no segundo turno.