O ex-ministro do Planejamento Paraguaio (governo de Raul Cubas) Gustavo Leite está conhecendo Lucas do Rio Verde, hoje, e sua força no agronegócio como um dos principais produtores e exportadores de grãos brasileiro. Ele foi recebido pelo prefeito Marino Franz, o vice Joci Piccini e empresários do agronegócio. Leite disse que veio ver as experiências que deram certo e tentar implantá-las no plano de governo do candidato do partido Colorado a presidência do Paraguai, Zacarias Irún, “Já estive aqui, a nível empresarial, no passado, e fiquei surpreendido com o desenvolvimento econômico e social de Lucas. Estou agora fazendo parte de um conselho de profissionais que estão procurando botar no papel um plano de governo de um dos candidatos a presidente do Paraguai. O objetivo conhecer as experiências que deram certo aqui e copiá-las para o meu país. O Paraguai tem a mesma base do Mato Grosso, que é a base agrícola e tem certas particularidades, que vamos aprender bem para que possamos ser um pouco mais competitivo”, disse Gustavo.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos paraguaios é a mesma do Mato Grosso: pouca infra-estrutura logística para escoar a produção. “Todo mundo sabe que o mercado para futuro é a Ásia e para isso nós precisamos arranjar uma saída para o Pacifico o mais rápido possível. O nosso projeto é que a ferrovia que já está em Cascavel (PR) possa entrar para o Paraguai e passar pelo Tchaco Argentino. Além disso, nós vamos investir das áreas de integração da agricultura do Paraguai, na cadeia produtiva do Brasil, que é um país que está crescendo e que irá necessitar de mais, gado, suíno e grãos”, acredita.
Lucas do Rio Verde está inserida na futura Ferrovia Centro-Oeste (Fico) que ligará Goiás a Mato Grosso e Rondônia para escoar a produção agrícola. Em Lucas, está prevista contrução de um terminal de cargas.
No Paraguai vivem muitos brasileiros que estão plantando soja e administrando fazendas.