PUBLICIDADE

Ex-juiz em Sinop assume presidência de Tribunal de Justiça, quer gestão “humanizada” e avanço em inteligência artificial

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O novo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, pretende fazer uma gestão focada na valorização dos servidores e servidoras e na humanização da Justiça em todas as comarcas do Estado. Ele entrou em exercício a partir dessa quarta-feira e irá chefiar o Poder Judiciário de Mato Grosso pelos próximos dois anos.

União, transparência, fortalecimento da instituição e credibilidade à sociedade são alguns dos motes da gestão. Melhorar a qualidade dos serviços do Poder Judiciário como um todo, tanto internamente entre os servidores e as coordenadorias, quanto para os cidadãos e público externo também são anseios do presidente. “Nós temos que fazer um Judiciário único, de ponta a ponta. Nós temos que mostrar por que viemos e por que estamos aqui”, comentou.

Avançar em tecnologia também é um dos objetivos do desembargador, em modelos de trabalho em gabinetes de 1º e 2º graus, e também avançar na inteligência artificial.

Conhecido por sua atuação em defesa das causas ambientais, o presidente José Zuquim Nogueira tem uma longa trajetória como defensor da proteção ao meio ambiente. Por 17 anos, ele esteve à frente do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e em 2004 conquistou o I Prêmio Innovare – O Judiciário do Século XXI na categoria Juizado Especial.

O desembargador José Zuquim Nogueira é natural de Guaíra (SP), formou-se em Direito pela FIUBE – Faculdades Integradas de Uberaba, atual Universidade de Uberaba (MG). Ingressou na magistratura de Mato Grosso em 20 de dezembro de 1985, jurisdicionando nas Comarcas de Porto dos Gaúchos e Juara cumulativamente.

Passou pelas Comarcas de Sinop, Cáceres, Barra do Garças e Cuiabá, onde atuou na Vara Especializada do Meio Ambiente e no Juizado Volante Ambiental (Juvam) por 17 anos, marcando sua carreira na área ambiental com reconhecimento nacional.

Tomou posse como desembargador do TJMT em 5 de outubro de 2012, foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2021-2022, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e presidente do Comitê de Saúde do TJMT. A eleição para presidente se deu em sessão realizada pelo Tribunal Pleno no dia 10 de outubro de 2024.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE