O ex-deputado estadual José Lacerda vai assumir a Secretaria da Casa Civil em substituição ao Eder Moraes, que presidirá a Agência da Copa (Agecopa). Lacerda já participou do governo Silval Barbosa, ocupando uma das secretarias adjuntas da Casa Civil, até ser convidado para assessorar a Comissão que finalizou o texto do projeto de lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado (ZSEE), aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado ao Executivo estadual na semana anterior. O novo secretário também estava atuando na recém-criada Câmara Setorial Técnica da Madeira, implantada na Assembleia. Ele foi convidado por Silval e aceitou assumir a coordenação política do governo. Ele é filiado no PMDB e sua ida para o primeiro escalão amplia a participação da sigla peemedebista no governo Silval.
Silval também confirmou que Eder Moraes aceitou convite para presidir a Agecopa e vai ser sabatinado pela Assembleia, nos próximos dias, para que possa assumir a nova função. A realização da Copa do Mundo 2014 – lembrou Sival – é um dos projetos de maior prioridade do Governo do Estado. “Blairo Maggi teve papel importante da conquista da Copa para Mato Grosso e este evento tem prazo – este papel de executar, graças a Deus, caiu em nossas mãos e nós temos a obrigação de realizar o evento bem feito, não só para ser orgulho dos mato-grossenses mas também do Brasil e por isso entendo que o Eder Moraes é uma pessoa preparada para isso”, afirmou.
O secretário disse que “muitos questionaram por deixar a Casa Civil – por uma questão de poder político – mas o poder é efêmero e o que fica são as realizações, o atendimento das expectativas da sociedade. O maior desafio é não frustrar essas expectativas”. Eder Moraes disse que a prioridade é “colocar a matriz de responsabilidade em efetiva execução”.
(Atualizada às 16:48h)