O governador Silval Barbosa (PMDB) nomeou o major Eumar Novacki como assessor especial da Casa Civil. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado que circula hoje. Na gestão do ex-governador Blairo Maggi, Novacki assumiu papel importante na esfera administrativa como secretário da própria Casa Civil e por alguns meses acumulou a chefia da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).
Durante o processo eleitoral, ele foi um dos coordenadores de campanha vitoriosa de Maggi ao Senado Federal. Novacki é considerado o “braço direito” do ex-governador e foi exonerado da chefia da Casa Civil para se dedicar ao processo eleitoral.
Recentemente, porém, ele teve a promoção a coronel anulada pelo juiz da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular, Luiz Aparecido Bertolucci. O magistrado considerou ilegal o ato do governador Silval Barbosa que promoveu Novacki, através de decreto, a patente de coronel da PM. Ele acatou ação proposta pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar e ordenou que Novacki seja considerado major da Polícia Militar. Esse era o posto que ocupava antes de assumir o cargo de secretário de Estado. A decisão cabia recurso.