Os estudos para implantação da hidrovia Teles Pires-Tapajós serão incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e no Programa Nacional de Hidrovias (PNH). A confirmação feita, durante audiência pública realizada em Sinop, na sexta-feira, pelo coordenador de Manutenção e Operação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Flávio Acatauassú Nunes.
“A presidente Dilma Rousef quer ampliar o sistema intermodal brasileiro, diminuindo danos ambientais e agregando valor à nossa produção agrícola, tornando-a mais competitiva no mercado internacional, razão pela qual, destinou recursos imediatos para estudo e implantação da hidrovia que liga o Norte do Mato Grosso ao porto de Santarém, no Pará”, disse o representante do Dnit.
De acordo com a assessoria de imprensa, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) pretende, nos próximos dias, se reunir com o governador Silval Barbosa (PMDB) e bancada federal de Mato Grosso para discutir a implantação das eclusas nos rios mato-grossenses. O parlamentar quer que seja criado e aprovado um projeto de lei tornando obrigatória a implantação das eclusas dentro do projeto de construção de hidrelétricas.
Conforme Só Notícias já informou, na sexta-feita, lideranças políticas e seguimentos sociais e produtivos de Sinop e região debateram a implantação das eclusas nos rios Teles Pires, Tapajós e Juruena, além da implantação de hidrovias nos rios Teles Pires e Tapajós. O principal foco da discussão é sobre o aproveitamento do potencial dos rios da região onde estão sendo instaladas usinas para oportunizar a construção de eclusas visando o transporte hidroviário.