Pelo menos 165 mil pessoas terão sido atendidas pelos centrais, postos e cartórios do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do dia 1° de janeiro até o fechamento do período de alistamento eleitoral, nesta quarta-feira, 3 de maio. Dados da Seção de Informações e Estatísticas Eleitorais da Secretaria de Informática do TRE/MT revelam que de 1° de janeiro a 23 de abril foram atendidas 97.124 pessoas. A estimativa é de que nos últimos 10 dias, de 24 de abril a 3 de maio, sejam atendidas por volta de 70 mil pessoas.
Conforme os dados levantados por Salomão Fortaleza, chefe da Seção de Estatísticas, a metade do atendimento refere-se a pedidos de transferência de domicílio eleitoral. Ontem, terça-feira, por exemplo, nas 50 cidades onde o atendimento é eletrônico, foram atendidas 10.875 pessoas, das quais 5.269 solicitaram transferência, 3.337 requereram a primeira inscrição, 1.851 pediram revisão do documento (alguma informação errada, nome incompleto, etc) e 418 pediram segunda via do documento (serviço que estará disponível até 10 dias anteriores ao da eleição).
Em 91 cidades de Mato Grosso o atendimento ainda é feito com o preenchimento manual do Requerimento de Alistamento Eleitoral (ERA). Nesses casos, o documento é colocado à disposição do eleitor, no máximo, em até 30 dias após o requerimento. É que nem todas as 141 cidades do Estado funcionam como sedes de Cartórios Eleitorais e, das 91, apenas cinco delas já contam com postos eleitorais com atendimento on-line (conectado ao cadastro nacional de eleitores, permitindo a verificação instantânea e em nível nacional da situação do eleitor).