sexta-feira, 18/outubro/2024
PUBLICIDADE

Estado deve comprar mil patrulhas mecanizadas para agricultura familiar

PUBLICIDADE

Em atendimento ao pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), o governo do estado deverá liberar recursos para a aquisição de mil patrulhas mecânicas para atender as associações da Agricultura Familiar. Dados da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) mostram que 140.201 famílias em Mato Grosso dependem da agricultura familiar como principal fonte de renda. O kit de patrulha mecânica deve ser composto de um trator traçado hidráulico 4×4, grade aradora, roçadeira e semeadores.

Riva destaca que mesmo ocupando uma área quase três vezes menor do que a da agricultura patronal, ela consegue produzir uma quantidade de alimentos equivalente, “o que serve para demonstrar o grau de eficiência que caracteriza a agricultura familiar em nosso país”, justifica o parlamentar. A agricultura familiar abrange uma área de aproximadamente 58 milhões de hectares, enquanto a patronal é de 158 milhões em todo o estado.

Dessa forma, a agricultura familiar agrega uma população economicamente ativa de 14 milhões de pessoas, cerca de 80% da mão-de-obra rural brasileira, e é a grande responsável pelo abastecimento interno de carne suína e de aves, leite, ovos, batata, trigo, cacau, banana, café, milho, feijão, algodão, tomate, mandioca e laranja. Já a patronal se concentra basicamente na produção de carne bovina, cana-de-açúcar, arroz e soja.

Além disso, cerca de 70% do feijão, 40% da soja, 95% das hortaliças e um grande percentual de vários outros alimentos consumidos pela população brasileira são provenientes da agricultura familiar. No período de 1995 a 2005, o segmento familiar do agronegócio respondeu por cerca de 10% do PIB brasileiro, “parcela bastante expressiva, considerando que a participação do agronegócio situa-se ao redor de 30% do PIB”.

Para Riva, o governo deve dar mais atenção para esse setor produtivo, com a adoção de medidas enérgicas que fomentem, por exemplo, a liberação de linhas especiais de crédito, fornecimento de patrulhas mecânicas e assistência técnica, para que o setor se modernize.

Ele lembra que não basta apenas distribuir terras, é preciso assegurar aos assentados condições para se desenvolverem, e ter acesso permanente à assistência técnica com tecnologia adequada. O sistema mecanizado torna o trabalho menos árduo e mais agradável, melhorando a qualidade das operações agrícolas e aumentando a produtividade das culturas. “As patrulhas mecânicas representam um grande incentivo à agricultura familiar”, defende, ao ressaltar que um kit poderá atender até 30 famílias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito eleito de Cláudia planeja secretariado com perfil técnico

O prefeito eleito de Cláudia, Marcos Feldhaus (União), disse...
PUBLICIDADE