O atraso no repasse financeiro para empresas que prestam serviço para o Governo do Estado está deixando obras paradas na capital e no interior, serviços de limpeza comprometidos e viaturas e ambulâncias sem combustível. De acordo com uma reportagem em emissora de tv, sem o repasse, cerca de 300 trabalhadores estão sem receber salários desde novembro. Segundo uma funcionária que presta serviço de limpeza, que não quis se identificar, a empresa onde trabalha disse que está esperando o dinheiro ser repassado para que eles possam ser pagos.
Em uma rede de postos de combustíveis que assinou contrato em junho de 2011, com o governo, o abastecimento foi interrompido quando a conta chegou a R$ 1,5 milhão. O advogado da empresa, Maurício Aude, disse que “a empresa não tem condições, infelizmentem de manter o fornecimento de combustível com um valor desse em aberto, o interesse da empresa é continuar fornecendo para o Estado. Nós estamos aguardando uma resposta do Estado para continuar o fornecimento”.
No dia 17 de janeiro deste ano, o governador Silval Barbosa publicou no Diário Oficial do Estado decreto com contenção de gastos nas secretarias. A liberação de alguns pagamentos e novas despesas podem ser feitos só com autorização prévia do governador.
O Sindicato das Indústrias da Construção Civil em Mato Grosso aponta que o valor da dívida com algumas construtoras chega a R$ 10 milhões e com isso várias obras estão paradas. O vice-presidente da Sinduscon, Celso Ferra, disse que “a secretaria de Educação também estava atrasada junto com as outras até final de janeiro, mas a gente tem informação que as outras secretarias até hoje não foram quitadas medições de novembro, dezembro do ano passado, e esse ano não foi feito nenhum pagamento ainda”.
Em nota a Casa Civil alegou que o governo vai honrar todos os compromissos feitos com os fornecedores, de acordo com a capacidade financeira do Estado. E a Secretaria de Administração informou que foi feito um contrato emergencial com outra empresa para regularizar o abastecimento de combustíveis para viaturas policiais e ambulâncias.
(Atualizada às 22:19h)