Preocupado com a cisão existente entre os deputados estaduais e a Agência Executiva da Copa do Mundo Pantanal 2014, o governador Silval Barbosa (PMDB) não esperou seu retorno ao Brasil e conversou com o presidente da Assembleia, José Riva (PP), e com o líder do governo, Romoaldo Júnior (PMDB), tentando amenizar a situação e lembrando a todos que as decisões a serem tomadas são de sua exclusiva competência.
"Todas as questões relativas ao Estado e à Copa do Mundo serão decididas por mim. O sistema de transporte coletivo também será e todas as propostas têm chances de serem abrangidas pelo governo do Estado", disse Silval Barbosa, que negou já existir algo de concreto em relação ao sistema de transporte. A melhor proposta para a cidade e para a população terá a preferência do Estado, mas é preciso que fique claro que tudo passa pela condição financeira do Tesouro Estadual em executar as obras, porque existem limitações orçamentárias e financeiras.
Na posição adotada perante os deputados, o governador desautorizou a Agecopa a propagar como definitiva a questão do transporte coletivo, lembrando que em outras vezes sempre aliou a tomada de posição à questão temporal e financeira. "Não podemos ficar eternamente discutindo propostas que a cada dia ganham mais e mais novidades, então vamos nos sentar à mesa, definir o melhor projeto, tentar viabilizá-lo para que até 2013 tudo esteja pronto e funcionando a contento para a sociedade e dentro do que espera a Fifa", ponderou.
Silval Barbosa chega neste final de semana dos Estados Unidos e já se reúne com deputados para tratar da sanção do projeto de lei complementar que alterou o regime de gestão da Agecopa, que passou de colegiado a presidencial compartilhado, além de definir a prestação de contas quadrimestral dos diretores da agência perante os deputados estaduais. A partir da sanção, os diretores passam a ficar obrigados a prestar contas em audiência pública na Assembleia, como acontece hoje com a Secretaria de Fazenda por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Os deputados aprovaram as alterações nesta semana em que o governador estava em viagem oficial fora do país, mas antes de viajar ele se reuniu com os deputados e as mudanças foram de comum acordo entre o Executivo e o Legislativo.
No que tange à mudança ou não do presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, já que o mesmo é diretor de planejamento, respondendo interinamente pela presidência, o governador garantiu que não definiu nada e que pode tanto manter a situação como se encontra, como escolher um outro nome para agregar mais empenho e dedicação a árdua missão da Agecopa diante de um evento como a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Durante a solenidade de autorização para a construção do Teleférico em Chapada dos Guimarães, o governador em exercício, Chico Daltro (PP), presente na Agecopa, admitiu que o governador Silval Barbosa já tem um nome para a presidência da entidade.