A avaliação é do consultor de empreendimentos, Frederico Bussinger, que foi um dos palestrantes do fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais”, em Nova Mutum, na última quinta-feira. Segundo ele, no país existe mais de 24 projetos ferroviários em tramitação há mais de 30 anos. Todos esbarram no licenciamento ambiental, liberação nos tribunais de contas, licitação, execução da obra, estruturação financeira entre outros, por exemplo.
“O óbvio não acontece. Nós temos no Brasil cerca de 24 projetos ferroviários. Alguns deles estão há mais de 30 anos para serem implantados. Precisamos se concentrar e saber onde é que estão as dificuldades e porque não acontece esses projetos. Alguns dados de conjuntura política e econômica acabam influenciando. Praticamente em todas as etapas existe entraves. Nós temos dificuldades de elaboração dos planos, mas encontra dificuldades das comunidades. Ou seja, esse planejamento não foi feito de forma pactuada. Não é apenas vagões que vão de um lado para o outro. Ele modifica a economia local e do Estado”, disse, Bussinger, em entrevista ao Só Notícias.
De acordo com o consultor as burocracias ocorrem desde a concepção, até o momento, que as máquinas entram em operação. “Não são os problemas individuais que inviabilizam uma ferrovia. É um conjunto deles e cada uma tem um papel. Por exemplo, ocorrem problemas no licenciamento ambiental, autorização, liberação nos tribunais de conta, a licitação, execução da obra, estruturação financeira, seguros em garantia. É um conjunto muito grande e que se não forem tratados vamos continuar barrados por essas burocracias. Agora, quando se envolve a comunidade as chances de dar certo são muito maiores. Isso é um dos fatores críticos para dar certo em um projeto com esse, que foi discutido em Nova Mutum.
Além de Bussinger, participaram dos debates o governador Pedro Taques, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Rabello Castro, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, deputados, diretores da Agência Nacional de Transporte Terrestre, secretários, dirigentes de entidades do setor produtivo, do Fórum Pró-Ferrovia, presidente da câmara de Nova Mutum, Airton Pessi, lideranças do agronegócio e empresários do setor produtivo.