PUBLICIDADE

Escolha do novo coordenador de bancada federal de MT segue indefinida

PUBLICIDADE

Não houve consenso sobre a escolha do novo coordenador da bancada federal. Em reunião, ontem, em Brasília, o tema foi exposto entre os parlamentares no Congresso, com entendimento de que a definição do assunto deverá ocorrer na próxima semana. Deputado federal Eliene Lima (PSD) coordena a bancada desde 2013, sendo um dos aventados para continuar à frente dos trabalhos.A função de coordenador de bancada exige do parlamentar muita habilidade para costurar apoio ao Estado junto ao Congresso, cabendo ainda a ele a tarefa de facilitar os caminhos nos labirintos do governo federal. Esse cargo foi desempenhado com maestria pelo deputado federal Homero Pereira (PSD), falecido em outubro de 2013.

A gestão de Homero, anterior à de Eliene, foi marcada por melhorias ao Estado, principalmente no setor do agronegócio. Ele, por exemplo, foi um dos maiores defensores de revisões junto ao novo Código Florestal, num dos momentos mais polêmicos do país, na batalha travada entre produ- tores e ambientalistas.

Eliene, na opinião da maioria da bancada, vem desenvolvendo um ‘bom trabalho’. O pessedista, que também deve se dedicar às eleições de 2014, mantém postura de defesa veemente da maior remessa de verba pública para o Estado.

Nesse sentido, é bandeira do parlamentar a revisão do Pacto Federativo, mecanismo descumprido pela união em relação aos percentuais de recursos revertidos aos estados e municípios.

Além de Eliene, outros parlamentares são cotados para ocupar a função, como o deputado federal Júlio Campos (DEM). O fato do democrata não ter intenção de disputar à reeleição, lhe oferta um campo com maior facilidade para dedicação exclusiva ‘à arte de coordenar os assuntos de interesse da bancada federal’. Cotado, Júlio pediu prazo de uma semana para comunicar à bancada se aceita ou não assumir a função.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE