A escola em Várzea Grande fechará as portas por não conseguir firmar um convênio com o Estado. A medida emergencial foi tomada há quatro dias e poderá ser efetivada a partir da próxima semana caso a parceria não seja obtida. Com o fechamento das portas da Escola da Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo – Educandário Maria de Nazaré, 202 alunos, de quatro a 14 anos ficaram sem aulas nesta semana, conforme aponta o dirigente Marcos Roberto de Oliveira.
A decisão precisou ser tomada porque o recurso vindo da parceria com o município não tem sido suficiente para arcar com todas as despesas da escola. “O que foi acordado com o município tem sido honrado sem nenhum problema”, comenta Oliveira. Porém, o convênio com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) não foi firmado e as doações, que correspondiam a 40% da verba, diminuíram drasticamente por causa da crise econômica. “Estamos com muitas dívidas e não temos como arcar, por exemplo, estamos com a luz cortada e não temos como pagar”.
Oliveira aponta que se até amanhã não conseguir uma solução, fechará as portas definitivamente. Desta forma, os alunos precisarão procurar outras escolas.
Outro lado
A Seduc informou que está aberta ao diálogo e hoje deverá acontecer uma reunião da pasta com a comunidade e a escola para tentar solucionar o problema apresentado. A secretaria aponta ainda que há escolas nas proximidades do Jardim Vitória que podem atender os alunos, caso seja necessário.