Os 11 prefeitos do Democrata eleitos para assumirem em 2013 fecharam questão quanto a sucessão da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e querem lançar o futuro prefeito de Primavera do Leste, Érico Pianna, que já administrou o município por duas vezes e também já presidiu a instituição como candidato do grupo.
A intenção do partido é arregimentar força política depois de ter sido no passado a maior agremiação de Mato Grosso. Mesmo mantendo o maior número de filiados, com cerca de 55 mil pessoas, o Democrata tem obtido resultados mínimos em relação as disputas eleitorais e começa a repensar sua estratégia para que figuras novas assumam o controle da sigla que conta ainda com o senador Jayme Campos, o deputado federal Júlio Campos e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco. Nas eleições de 2010, o DEM elegeu também o deputado José Domingos Fraga, hoje filiado ao PSD graças a um interpretação jurídica que não levou em consideração a fidelidade partidária.
O ex-candidato a vice-prefeito por Cuiabá, João Celestino, sinalizou que a intenção do partido é arregimentar suas forças no interior, nos municípios onde a sigla conseguiu conquistar 11 municípios com prefeitos, outro tanto com vices e muitos vereadores. "Precisamos fazer política de base para que possamos recuperar nossa posição de partido que cresce porque atende aos anseios da população. Não importa se com vitória ou com derrota, nós precisamos interpretar o recado das urnas e dos eleitores e mudar nosso rumo e consagrar nossa história política que é calcada em vitórias", disse o advogado e militante democrata.