PUBLICIDADE

Equipe da corregedoria do TRE faz correição nos cartórios eleitorais de Colíder e Sinop

PUBLICIDADE

Uma equipe da corregedoria regional eleitoral de Mato Grosso começou hoje correição na 23ª Zona Eleitoral em Colíder e na quarta o procedimento será na 22ª Zona Eleitoral em Sinop para analisar regularidade de 382 quesitos, divididos em 20 categorias, onde busca-se verificar se há deficiências a serem corrigidas ou sanadas, bem como as boas práticas adotadas.  

São verificados se os horários de trabalho e atendimento ao público estão sendo cumpridos, se o cartório eleitoral possui os livros indispensáveis e se eles estão devidamente escriturados; se os processos têm trâmite regular; se os requerimentos de alistamento eleitoral (confecção do primeiro título) e os formulários de atualização de situação de eleitor estão sendo preenchidos, digitados e transmitidos na conformidade com a Lei; e se existem práticas viciosas, erros, abusos ou irregularidades a serem evitadas, coibidas ou sanadas.

Além da correição, a corregedoria inspeciona cartórios eleitorais e verifica a regularidade das atividades cartorárias apontando recomendações, sugestões e orientações sobre determinadas categorias de assuntos.

O corregedor regional eleitoral de Mato Grosso, desembargador Pedro Sakamoto explica que tanto a inspeção quanto a correição tem como objetivos verificar a regularidade dos trabalhos desenvolvidos pelos cartórios com consequente aprimoramento dos serviços prestados à sociedade pela primeira instância da Justiça Eleitoral.  “Esses procedimentos não são atos somente de fiscalização, mas sim, um trabalho integrado entre a Corregedoria, os juízes e servidores que laboram nas zonas eleitorais. Juntos buscamos corrigir eventuais falhas e avançar na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Observamos durante a análise dos tramites cartorários que os servidores são comprometidos com suas funções e buscam prestar os serviços administrativos e judiciais dentro dos padrões legais, éticos e morais”.

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE