Os programas referentes ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) estão entre os temas abordados durante o 4º Encontro Estadual de Prefeitos, nos dias 15 a 17, em Cuiabá. O assunto será debatido com o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional, José Antonio Silva Parente.
Um dos questionamentos é em relação aos projetos. No ano passado, mais de R$ 400 milhões retornaram à Brasília porque as propostas apresentados pelos municípios não atendiam as exigências do banco. Os prefeitos lutam para reduzir a burocracia e organizar melhor os procedimentos para que os recursos do fundo sejam aplicados nos municípios.
O secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo José Pereira Leite Figueiredo, também vai abordar durante o encontro o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC- em Mato Grosso. O programa já beneficiou o Estado com recursos para obras de saneamento básico e urbanização, quando foram contempladas as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis. Os recursos já estão alocados e conforme as obras são iniciadas, os recursos são entregues.
Entre outros temas está transporte escolar e pacto pela saúde.