O empresário e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Antonio Carlos Lopes Amaral (foto), 57 anos, foi sepultado neste domingo, em Santa Fé do Sul (SP) onde residia, com familiares. Ele e Vitório Pereira dos Santos o “Quarentão” (servidor público na cidade e amigo de Amaral) foram velados no ginásio de esportes Antonio Ramon do Amaral, por onde passaram centenas de pessoas. Os dois, conforme Só Notícias já informou, morreram em acidente com avião próximo a Cáceres, na região Oeste mato-grossense. Também faleceu João Batista Paulo do Carmo, de 28 anos, conhecido como “João do Alpha”, que era de Pontes de Lacerda, para onde seu corpo foi levado.
Antonio Amaral estaria pilotando o avião de pequeno porte, prefixo PRRGF 7A36, que caiu em um sítio a 18 km de Cáceres. A rota não foi confirmada, mas teria decolado de Lacerda em direção a Cuiabá. A aeronave teve um impacto violentíssimo com o solo e ficou completamente destruída. Os três homens tiveram os corpos mutilados.
Foi um dos mais graves acidentes aéreos ocorrido na região de Cáceres nos últimos anos. O Departamento de Aviação Civil começa investigar o que causou o acidente. Chovia no momento do acidente.
Amaral era fazendeiro em Pontes e Lacerda. Criava gado e, há poucos anos, começou a criar peixes e também esteve na linha de frente de uma associação nacional sobre piscicultura. Ele também comandava negócios em um frigorífico e fábrica de ração para peixes e residia em Santa Fé do Sul.
Em Mato Grosso, Antonio Amaral foi deputado estadual em 1987. Presidiu a Assembleia Legislativa entre 1989 e 1991. Na época, chegou a ser cogitada sua candidatura ao governo estadual. Em 1990, Jayme Campos foi eleito governador. Após exercer único mandato, Amaral deixou a política.
A Assembleia divulgou nota lamentando a morte de Amaral e destacando seu trabalho.
Destroços da aeronave onde estavam 3 vítimais fatais ( foto: Luiz Damião da Silva)