Os prefeitos Dilceu Rossato (Sorriso), Marino Franz (Lucas do Rio Verde), Rudimar Camassola (Santa Carmem), Valter Miotto (Matupá), fazem parte de um grupo de cerca de 10 prefeitos do Nortão que estarão se reunindo hoje com representantes de vários ministérios. O objetivo de apresentar propostas de obras e serviços que vão de encontro à necessidades semelhantes. A reunião foi articulada pelo presidente do Comitê Pró-BR 163 Jorge Baldo, tendo em vista alguns problemas comuns pelos quais passam os municípios na área de influência da BR-163.
Segundo Baldo, essas reivindicações são nas áreas de saúde, estradas, agricultura familiar, educação, infra-estrutura aeroportuária, infra-estrutura nos assentamentos, disponibilidade de material genético, disponibilidade de assistência técnica, energia limpa, biocombustível, entre outras.
O Comitê Pro-BR 163, tem participado ativamente da luta pela pavimentação da rodovia no trecho restante (Guarantã do Norte a Santarém). A BR-163 é considerada a principal via para o transporte da produção do norte do Mato Grosso para o porto de Santarém (PA), garantindo a exportação principalmente para os países do hemisfério norte. Baldo disse que vai apresentar ao GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) uma proposta para instituir o comitê como ponto de referência, para atuar como gestor do Plano de Desenvolvimento da BR-163.
A rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica, riquezas naturais, e diversidade étnica e cultural. Dessa riqueza natural dependem aproximadamente dois milhões de habitantes, envolvendo diversos grupos sociais e econômicos. Ao mesmo tempo abriga um dos pólos agrícolas mais produtivos do país, com destaque para a produção de soja.
Fazem parte da área do plano, 71 municípios, sendo 28 no Estado do Pará, 37 no
Estado do Mato Grosso, e seis no Estado do Amazonas. A reunião será no auditório de vídeodifusão, no Palácio do Planalto, às 15:00h.