O governador Silval Barbosa recebeu, ontem, no final da tarde, a diretoria do Sindicato de Construção, Transmissão, Geração e Distribuição de Energia e Gás Natural de Mato Grosso (Sindenergia) e representantes de 23 empresas de associadas à entidade que atuam em Mato Grosso. Segundo o presidente do Sindenergia, Fábio Garcia, o governador Silval Barbosa demonstrou que continua compromissado com o setor empresarial e com o setor de energia, em especial. “Ele vai olhar com carinho para que o setor tenha condições de fazer os investimentos no Estado”, contou.
As 23 empresas – segundo o Sindenergia – têm 49 empreendimentos em operação no Estado, que tem uma capacidade instalada de 645 megawatts de energia, que representam 80% da demanda de Mato Grosso. Outros 11 projetos estão em andamento e existem estudos no setor com uma previsão de investimentos na ordem de R$ 16 bilhões, com perspectiva de geração de mão de obra de mais de 100 mil empregos.
Fábio Garcia lembra que Mato Grosso tem um grande potencial energético de 16 mil megawatts e atualmente são aproveitados apenas 9% desse potencial, enquanto outros estados, como São Paulo, utiliza 70% de seu potencial hidrelétrico. “Nós temos um grande caminho pelo frente e podemos contribuir bastante com o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso”.