Uma portaria publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira, oficializou o empresário Gilson Baitaca como membro do Fórum Permanente de Transporte. Ele foi um dos principais interlocutores do movimento dos caminhoneiros na região Centro-Oeste, que fizeram uma grande paralisação em fevereiro deste ano em Mato Grosso. Na oportunidade, vários pontos da BR-163/364 foram fechados somente para os transportadores de cargas. Com isso, chegou a faltar gás de cozinha e combustíveis na região Norte.
O objetivo do fórum é discutir e oferecer sugestões e medidas técnicas para o aperfeiçoamento do transporte rodoviário de cargas no país. O fórum terá natureza consultiva e propositiva ao Ministério dos Transportes. Baitaca confirma a importância da vaga de representação em todos os espaços possíveis que tenham como foco a melhoria do transporte de cargas e, principalmente, das condições de trabalho dos caminhoneiros autônomos.
Ele lembrou que os caminhoneiros autônomos passaram décadas sendo representados por entidades patronais e empresariais. “A união da classe em torno dos problemas e soluções específicos dos autônomos precisa ecoar cada vez mais alto. Muitos são os interesses de outros setores que tentam ainda manter a categoria desunida com o objetivo claro de impedir as conquistas que são importantes para os caminhoneiros. Esse tem sido um dos maiores desafios, mas não vamos recuar”.