Jovens representantes de todos os municípios de Mato Grosso estão reunidos no ginásio Aecim Tocantins em Cuiabá, na Conferência Estadual de Juventude. O encontro, cujo objetivo é definir políticas voltadas para a juventude, foi aberto hoje, com a presença de autoridades.
O assessor da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal, Ítalo Beethoven, afirmou que a preocupação em definir uma política específica para a juventude é recente. “Existe um déficit histórico no Brasil com a juventude. Só a partir da década de 90 é que começou a haver pesquisas a respeito do assunto no país. O presidente Lula (PT) criou a Secretaria Nacional de Juventude que apurou as demandas desta faixa etária. Diante da dificuldade do jovem em conseguir estudar e trabalhar é que foram criados programas como o Prouni, que concede bolsas de até 100% para estudantes de baixa renda e o Projovem, que até 2010 vai atender 4,2 milhões de desempregados. Atualmente 4,5 milhões de jovens no Brasil não trabalham, nem estudam”, pontuou Beethoven.
Para o coordenador geral do evento, o presidente nacional do Conselho Nacional de Juventude Danilo Moreira, a atual geração de jovens pode reaproximar a política, dos anseios da população. “Historicamente os jovens lutaram para mudar os rumos do país. Enfrentaram o regime militar, reivindicaram as diretas já (eleições) e saíram às ruas para derrubar um presidente (impeachment do Collor). O desafio é continuar transformando a realidade cotidiana, e aqui na Conferência vamos saber o que a juventude de Mato Grosso pensa para nós”, afirmou Danilo.
Esta etapa Estadual da Conferência é uma preparação para a Nacional, que acontece entre 27 e 30 de abril em Brasília (DF). A previsão é de realizar o mesmo tipo de evento, em todos os Estados da Federação, até o final do mês de março.