PUBLICIDADE

Emprego e estudo são debatidos por jovens em conferência estadual

PUBLICIDADE

Jovens representantes de todos os municípios de Mato Grosso estão reunidos no ginásio Aecim Tocantins em Cuiabá, na Conferência Estadual de Juventude. O encontro, cujo objetivo é definir políticas voltadas para a juventude, foi aberto hoje, com a presença de autoridades.

O assessor da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal, Ítalo Beethoven, afirmou que a preocupação em definir uma política específica para a juventude é recente. “Existe um déficit histórico no Brasil com a juventude. Só a partir da década de 90 é que começou a haver pesquisas a respeito do assunto no país. O presidente Lula (PT) criou a Secretaria Nacional de Juventude que apurou as demandas desta faixa etária. Diante da dificuldade do jovem em conseguir estudar e trabalhar é que foram criados programas como o Prouni, que concede bolsas de até 100% para estudantes de baixa renda e o Projovem, que até 2010 vai atender 4,2 milhões de desempregados. Atualmente 4,5 milhões de jovens no Brasil não trabalham, nem estudam”, pontuou Beethoven.

Para o coordenador geral do evento, o presidente nacional do Conselho Nacional de Juventude Danilo Moreira, a atual geração de jovens pode reaproximar a política, dos anseios da população. “Historicamente os jovens lutaram para mudar os rumos do país. Enfrentaram o regime militar, reivindicaram as diretas já (eleições) e saíram às ruas para derrubar um presidente (impeachment do Collor). O desafio é continuar transformando a realidade cotidiana, e aqui na Conferência vamos saber o que a juventude de Mato Grosso pensa para nós”, afirmou Danilo.

Esta etapa Estadual da Conferência é uma preparação para a Nacional, que acontece entre 27 e 30 de abril em Brasília (DF). A previsão é de realizar o mesmo tipo de evento, em todos os Estados da Federação, até o final do mês de março.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE