Um momento de júbilo profissional. Foi assim que o advogado Luiz Ferreira da Silva descreveu o ato de ser empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A posse foi concedida pelo presidente do TJMT, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, hoje de manhã, em sessão solene extraordinária do Pleno. O novo desembargador, que assume a vaga destinada ao Quinto Constitucional pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, declarou que será um julgador pautado em aplicar sempre o bom Direito, alicerçado em provas, para que seja possível aplicar uma decisão justa, conforme experiência vivida em toda sua trajetória profissional.
O presidente do tribunal, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, desejou sucesso ao novo integrante da instituição na função que passa a exercer na Justiça Estadual. A competência em dar as boas vindas ficou ao encargo da desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, que destacou as qualidades do novo desembargador como “determinação e perseverança”. Acrescentou que essas qualidades, aliadas à combatividade que é exigida pela profissão de advogado, estariam dosadas com prudente serenidade, que contribuíram de forma significativa para que hoje ele pudesse assumir o mais alto posto da Justiça Estadual.
A desembargadora Maria Helena Póvoas também destacou a importância dos integrantes do Quinto Constitucional. “A pluralidade e heterogeneidade na composição dos tribunais trazem inúmeros benefícios à evolução do Direito, à emancipação do cidadão e à concretização da Justiça, permitindo a coexistência, na mesma função, de profissionais que atuaram em carreiras jurídicas diversas”.
O desembargador Luiz Ferreira da Silva ressaltou que adquiriu a experiência de julgar nos 10 anos em que ficou na direção do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT e durante sua trajetória profissional apreendeu princípios que não devem ser esquecidos aos julgadores, quais sejam: o de sempre primar pela verdade real; manter-se eqüidistantes das partes, com imparcialidade, sem impor privilégio a nenhum dos litigantes. Desde o início de sua carreira atuou em todas as áreas do direito. No Tribunal de Justiça, o desembargador atuará junto à Terceira Câmara Criminal. Em seu discurso agradeceu aos advogados pela escolha democrática em eleição direta; aos magistrados do Judiciário pelo reconhecimento, com a escolha de seu nome para a lista tríplice e pela nomeação pelo chefe do Executivo.
Luiz Ferreira da Silva tem 58 anos e nasceu em Serra Verde no Estado do Rio Grande do Norte. Vive em Mato Grosso desde os cinco anos de idade. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, em 1975. Ao longo da sua carreira de advogado se destacou pelos trabalhos desenvolvidos no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT, desde 1998, cuja presidência assumiu em 2001. Esta é a segunda vez que o desembargador compôs a lista sêxtupla enviada pela OAB ao Tribunal de Justiça. A primeira foi em 2005.