O novo chefe da Controladoria-Regional da União (CGU) em Mato Grosso, Sérgio Akutagawa, foi empossado esta tarde. Ele destacou que a CGU continuará trabalhando forte não somente na repressão, mas também na prevenção à corrupção e no fomento à ética dos servidores públicos e ao exercício da cidadania. Ele assinalou a importância da parceria com os órgãos e as entidades públicas, dentre eles a Auditoria Geral do Estado (AGE). "Trata-se de um esforço para construção de um futuro melhor para o país", disse.
O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, reforçou que as parcerias, materializadas por meio da Rede de Controle da Gestão Pública, são importantes para aprimorar a efetividade da função de controle de órgãos e entidades, por meio de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
O novo chefe da CGU aproveitou para agradecer a confiança a que lhe foi atribuída. "É uma grande honra ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do Estado e o aperfeiçoamento da gestão pública das unidades da União aqui [em Mato Grosso] sediadas", observou, ressaltando que o trabalho de controle interno da gestão dos recursos públicos é árduo, de longo prazo e constante.
O corregedor-geral da União, Waldir João Ferreira da Silva Júnior, afirmou que Akutagawa agregará à regional de Mato Grosso a expertise e a liderança do trabalho realizado em campo no período em que foi chefe da CGU em Roraima.