Na abertura do workshop sobre gestão estratégica para definir as metas e diretrizes da pesquisa agropecuária, realizada hoje pela manhã, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Leôncio Pinheiro da Silva Filho, ressalta que durante dois dias, pesquisadores e técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) estarão elaborando um novo modelo de gestão, que vai garantir o fortalecimento e a revitalização do serviço de pesquisa oferecido à agricultura familiar.
Pesquisadores e técnicos estarão discutindo a transferência de tecnologia, infra-estrutura, parcerias e captação de recursos. O consultor do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), contratado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, Alejandro Pereira, fala que o trabalho que está sendo realizado com as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs), é fazer um planejamento que proporcione uma gestão de resultados.
Alejandro lembra que também é importante planejar o uso do recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na ordem de R$ 283,4 milhões, que será distribuído para as 17 OEPAs, durante os anos de 2008 a 2010. “O princípio do programa de gestão é criar um padrão de trabalho entre todas as Organizações e conseqüentemente o fortalecimento dessas instituições”, relata.
O diretor de Pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, comenta que durante o workshop será definido uma nova metodologia de trabalho para a pesquisa agropecuária. Ele ressalta a integração da pesquisa e Ater, permitindo um melhor atendimento aos produtores rurais. Durante o evento, serão formados cinco grupos de estudo que irão elaborar um relatório com as diretrizes que serão adotadas pela empresa.
Para o final de 2008, está previsto para a Empaer, o recurso na ordem de R$ 1,4 milhão, que serão aplicados em investimentos e infra-estrutura. O diretor de Operações da Empaer, Jaime Bom Despacho da Costa comenta que a pesquisa e Ater precisam caminhar na mesma direção. O serviço de extensão rural e pesquisa levam para o campo a tecnologia produzida pela pesquisa. “A pesquisa nasce da necessidade da agricultura familiar, cada vez mais, precisamos estar juntos, pesquisadores e ater e vice-versa”, salienta.
Participaram da abertura do workshop o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Francisco Costa; o coordenador executivo do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Múcio Wanderley; representante do MT Regional, Alexandre Galemo; a médica veterinária da Famato, Milene Vidotti; representante do Indea, Henrique de Aquino; capitão do Corpo de Bombeiros, Lael Rodrigues da Silva e o professor da UFMT, Alicio Nunes Domingues.
O evento está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.