A emenda proposta, semana passada, para reduzir de dois para um o mandato de presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde voltou a ser o assunto da sessão de ontem à noite do legislativo. A presidente Marli Ventura (PPS) acabou se pronunciando, durante a sessão, porque esteve ausente, semana passada, quando ela foi apresentada e aprovada, mesmo sem ter o encaminhamento legal.
Marli criticou os vereadores que “encabeçaram” a proposta pelo fato de não ter sido comunicada anteriormente. “Não sou contra a redução. Acho que um ano de mandato dará oportunidade para mais vereadores assumirem a presdiência e saberem a grande responsabilidade que é administrar este poder”, rebateu. “A forma com que foi apresentada desrespeitou a Lei Orgânica que nós mesmo aprovamos”, emendou.
Os vereadores Carlos Girotto e Airton Callai ainda quiseram debater o assunto com a presidente. Ela não permitiu ser aparteada, o que irritou os dois vereadores.
Alguns vereadores discordam da maneira com que a presidente vem conduzindo o legislativo e não poupam criticas a Marli.
O vereador Jiloi Pelicioli (Mano) disse, recentemente, ao Só Notícias, que há descontentamento com a atual mesa diretora e esta emenda de redução de mandato seria um dos motivos que está sendo feita a mudança.
“A vereadora Marli Ventura só é presidente porque a oposição lhe garantiu votos. Agora, ela virou as costas para nós e também discordamos da forma com que ela está conduzindo politicamente o Legislativo”, afirmou.
A emenda da redução de mandato deve ser apresentada ainda este ano, obecedendo os trâmites legais no Legislativo e, sendo aprovada novamente, só deve vigorar a partir de 2007, quando vence o mandato da atual mesa diretora. A emenda não terá validade para “encerrar”mês que vem o mandato de Marli, como alguns gostariam.
O vereador Airton Callai, que encerra hoje período de 60 dias em que ficou no Legislativo encaminhou nota ao Só Notícias dizendo que a “presidente Marli falta com a verdade quando disse que nao sabia das emendas. Foi informada na minha sala, pela manhã. Ela tambem sabia que a intenção nao era de fazer a eleição da mesa em 2006.
Nao foram só o Callai e o Girotto. A vontade é de todos os vereadores, afinal todas as emendas foram votadas e tiveram 8 votos positivos”, finalizou
(Atualizada às 08:48hs)