A possibilidade da cooperação econômica e comercial entre a China e Mato Grosso foi o assunto principal durante a visita que o embaixador chinês no Brasil, Qiu Xiaoqi fez ao governador Silval Barbosa, hoje, em Cuiabá. Esta foi a primeira visita de Xiaoqi ao Estado, que se deveu em razão do estreitamento das relações entre os dois países nos últimos anos. Conforme Só Notícias já informou, a China está sendo a principal compradora de grãos, carne e demais produtos de Mato Grosso. De janeiro a setembro, os negócios foram de US$ 2,246 bilhões. O embaixador sinalizou que há muitas possibilidades, potencialidades econômicas entre as duas federações. “Discutimos a princípio a cooperação. Adiante definiremos outros pontos. Mas para o futuro as perspectivas são boas. Mato Grosso é um Estado em que a economia cresceu 10%, uma taxa igual à da China. É um Estado com muita potencialidade”, ressaltou.
Após a audiência com Silval Barbosa, Qiu Xiaoqi constatou o interesse que Mato Grosso tem em fortalecer e intensificar a cooperação com a China. “Meu objetivo é promover, impulsionar a cooperação entre as duas partes. Estou totalmente convencido de que vamos alcançar esse objetivo”, afirmou Qiu.
Devido às grandes potencialidades que Mato Grosso oferece, o embaixador da China no Brasil disse que há a possibilidade de abranger vários setores através dessa parceria. Ele disse ainda estar informado sobre as obras voltadas para infraestrutura, transporte e construção do aeroporto e para tanto a China possui grande capacidade e condições ótimas em todos esses aspectos para faze-lo. “Poderemos fazer coisas muito relevantes. Mato Grosso é um Estado muito importante na agricultura, onde poderíamos desenvolver, por exemplo, uma cooperação com intercâmbio intensivo. O turismo mato-grossense pode ser um ponto de interesse em potencial para os turistas da China”, informou ao explicar que nos últimos anos os chineses ‘saíram” muito de seu país.
Essa é a primeira visita de Qiu Xiaoqi a Mato Grosso. Ele considerou que é o “ponto de partida para a nossa cooperação”.
Dentro da possibilidade de cooperação entre China e Mato Grosso existe a possibilidade de investimentos na infraestrutura ferroviária, já que a China é o país que tem construído mais quilômetros de trilhos em todo mundo. Somente nos últimos cinco anos foram construídos sete mil quilômetros de trilhos de distância para trem de alta velocidade, que chega a 350 quilômetros por hora, o trem bala. “Pode-se ver que temos uma grande potencialidade nesse aspecto. Estamos dispostos a explorar a possibilidade de participar da construção da ferrovia aqui no Brasil”, finalizou Xiaoqi.