O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shalley desembarcou, há pouco, no aeroporto Regional Adolino Bedin e foi recepcionado pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB). A visita de Shalley está sendo organizada pela Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir).
Ele almoçou com o gestor municipal, produtores entre outras autoridades políticas em uma fazenda em Sorriso. Esta tarde, visitará uma esmagadora de soja e, depois, se reunirá com associados da Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coacen), que é de Sorriso e representa os produtores de soja e milho.
De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, de janeiro a setembro deste ano, Sorriso já exportou para Israel mais de US$ 6,6 milhões. O maior comprador de produtos do município é China. com 41% do total (US$ 244,4 milhões), nos nove meses deste ano.
Ontem, Ari Lafin adiantou, em entrevista, ao Só Notícias, que a visita do israelita será importante para apresentar as potencialidades do agronegócio na região, desmistificar as informações falsas dos desmatamento e das queimadas em Mato Grosso. Sorriso também está entre os principais exportadores de soja e milho para diversos países.
“O objetivo principal é conhecer Mato Grosso as nossas potencialidades em termos de produtividade. Vamos expor nossa responsabilidade de produzir com responsabilidade ambiental. Agora, é hora de atrair todo esse mercado para conhecer nossa realidade. Nós fomos bombardeados nos últimos meses por informações mentirosas sobre a Amazônia (quanto as queimadas). Por isso, vamos trabalhar de forma inteligente buscando aproximar o mercado brasileiro através do nosso Estado com o israelense”.
Lafin apontou ainda que Israel pode oferecer muito conhecimento e tecnologia para Mato Grosso. “É um país referência em produção. Conseguem plantar no deserto. Queremos deixar claro que estamos preparados para alimentar Israel. Estamos prontos para alimentar o mundo. Serão apresentadas diversas vertentes agrícolas e deixaremos claro nossa responsabilidade ambiental. Produzimos sem degradar e nosso ar é limpo. O mundo precisa saber disso”, destacou, anteriormente, o prefeito.