O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), se reuniu ontem, em Cuiabá, com o embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng, para tratar sobre investimentos, produção e preservação ambiental. A reunião foi no Palácio Paiaguás e divulgada nas redes sociais do governador como uma “conversa” para aproximar o Estado da nação europeia.
“Expliquei que Mato Grosso vai aumentar e muito sua produção nos próximos anos e vamos continuar a trabalhar na conservação ambiental”, afirmou Mendes, acrescentando que “destaquei a nossa capacidade de produção que não é igual a nenhum outro país do mundo. Hoje tiramos duas safras por ano sem irrigação. O clima ajuda muito e tudo conspira favoravelmente. O nosso único problema aqui é logística”.
Em contrapartida, o embaixador norueguês disse, segundo Mendes, que Mato Grosso é conhecido na Noruega como um estado que produz mantendo a preservação. “Ele me apresentou a possibilidade de financiamento para projetos empresariais que tenham como viés a sustentabilidade”, acrescentou Mauro Mendes.
A Noruega é conhecida internacionalmente por investir em países e em programas de sustentabilidade que visam a proteção ambiental e a produção de alimentos para combater a pobreza.