O embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, estará em Cuiabám, dia 18 de junho, para celebrar um termo de cooperação com o Governo de Mato Grosso, por meio do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção que está promovendo toda a articulação para a troca experiências com o governo alemão, referência internacional em transparência e combate à corrupção.
O governo alemão trabalha com o conceito de "potências de transformação" (Gestaltungsmächte), em substituição ao termo "países emergentes”, projeto em que o Brasil se enquadra. Como estratégia, a Alemanha propõe reforçar as estruturas globais de governança. Mato Grosso foi escolhido para ter acesso às expertises da Alemanha devido a criação inovadora do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, inédito em todo pais.
O governador Pedro Taques e a secretária extraordinária Adriana Vandoni apresentarão os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo gabinete e traçarão metas a serem pactuadas entre as duas nações para melhorar a governança, controle social e acesso à informação.
O Consulado da Alemanha em Cuiabá é parceiro na iniciativa. A consulesa honorária Tania Kramm da Costa informou que a Embaixada da Alemanha e o Governo Federal Alemão “sempre consideraram Mato Grosso como um dos grandes potenciais do Brasil e, por isso, mantém aqui um Cônsul desde 1985”.
A informação é da assessoria.