domingo, 5/janeiro/2025
PUBLICIDADE

Emanuel Pinheiro recorre ao STF pela vaga deixada por Teté

PUBLICIDADE

O suplente de deputado estadual Emanuel Pinheiro ingressou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a liminar expedida pelo juiz Gilberto Giraldelli que determinou a posse do primeiro suplente do partido e não da coligação na vaga aberta com a licença de Teté Bezerra, o que beneficiou Adalto de Freitas, o Daltinho, do PMDB.

O pedido de suspensão de segurança foi protocolado na sexta-feira (4) e distribuído ao ministro Cézar Peluso, presidente do STF. O advogado Rodrigo Pires Ferreira Lago sustenta que a decisão do Tribunal de Justiça causa séria lesão à ordem jurídica e pública e solicita a suspensão da liminar que favoreceu Daltinho para que seja mantida a ordem de suplência imposta pela Justiça Eleitoral.

Em dezembro, a Suprema Corte entendeu que a vaga aberta na Câmara Federal originada pela renúncia do deputado federal Natan Donanon (RO) deveria ser ocupada pelo primeiro suplente do PMDB, visto que o primeiro suplente Agnaldo Muniz trocou o PP pelo PSC, partido que não integrava em 2006 a Coligação Rondônia Mais Humana. A decisão abriu precedente para o caso de licença dos titulares do mandato, o que levou à expedição de novas liminares.

São favoráveis à essa tese os ministros Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio de Mello, Carmen Lúcia e Cézar Peluso e contrários Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto. Os ministros Celso de Mello, Ellen Gracie e o recém empossado Luiz Fux ainda não se manifestaram.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE