O vereador João Emanuel (PSD) acaba de ser eleito presidente da câmara municipal em Cuiabá. Ele venceu Adilson da Levante (PTB), por 14 votos a 11. Emanuel é oposição ao novo prefeito Mauro Mendes (PSB) e passa a ser o substituto imediato do prefeito considerando que João Malheiros (PR) decidiu renunciar, antes mesmo de assumir, a função de vice-prefeito e continuar como deputado. O vereador Julio Pinheiro desistiu, de última hora, de tentar novo mandato na presidência do legislativo. Ele presidiu a câmara até ontem e, na nova composição, ficou como candidato a primeiro secretário. Julio alegou que havia várias “traições”, referindo-se a vereadores eleitos pela mesma coligação ou partido que não votariam nele.
Vereadores aliados de Mauro Mendes não votaram em Adilson, que era candidato de seu grupo. Foi o caso de Onofre Junior e Faissal Kallil. Onofre compôs sendo 1º vice-presidente. Hardoldo Kuzai (PMDB) como 2º, Maurelio Ribeiro (PSDB) como primeiro secretário e, Clovito Hugueney (PTB), como segundo secretário.
A votação foi apertada até a reta final ficando empatada em alguns momentos. Na reta final, João Emanuel, afilhado político do presidente da Assembleia, José Riva, (PSD) venceu por 3 votos de vantagem.
O clima ficou a ficar tenso antes da votação. Dois homens teriam tentado se aproximar do vereador Faissal, seguranças impediram, houve empurra empurra e uma porta de vidro quebrou.
Onofre Junior, do mesmo partido do prefeito Mauro Mendes, fez discurso duro após o pleito. “Eu me sinto traído pelo meu partido. Eu fui humilhado e tripudiado pela meia dúzia que compõe a Executiva do PSB, e isso inclui o prefeito Mauro Mendes. Eu me senti muito mal com tudo isso. Agora, lavei minha alma”, atacou.
(Atualizada às 21:12h)