PUBLICIDADE

Em meio a incertezas, posse da presidência da Câmara de Sinop é marcada

PUBLICIDADE

A posse da mesa diretora da Câmara de Sinop foi marcada, inicialmente, para segunda-feira (1º), às 09:00hs, no plenário do legislativo. Em meio a uma disputa jurídica por dois cargos da mesa diretora, a vereadora Sinéia Abreu (PSDB) deve asssumir o comando do legislativo. O atual presidente, José Pedro Serafini (PMDB), cujo mandato termina amanhã, estaria tentando derrubar a liminar do Tribunal de Justiça que os vereadores do PSDB,PTB, PFL e PP obtiveram para ser colocada em votação a chapa única. Se isso ocorrer, o resultado seria favorável a Serafini -que, como candidato individual, conseguiu eleger-se primeiro secretário- e Zuleica Mendes (PMDB) que ficou com a vice-presidência. Caso contrário, a chapa de Sinéia deve ser eleita e ele perde o ‘segundo cargo’ mais importante da mesa (que cuida das finanças). Só que a ordem do desembargador Rubens Santos Filho até agora não foi cumprida. Conforme Só Notícias informou, em primeira mão, ela foi expedida no dia 24 e, só na terça-feira (27) de manhã que a Comarca de Sinop foi comunicada para intimar o presidente. As tentativas iniciaram na tarde de terça. Até agora, não foi confirmado se o presidente foi notificado para proceder nova eleição – que deveria ser feita com urgência, de acordo com a sentença do desembargador.

O “sumiço ” de Serafini está ligado, fatalmente, a um recurso que ele e vereadores do PMDB e PPS estariam tentando para cassar a liminar do TJ. Se isso ocorrer, ficaria mantido o resultado da conturbada e polêmica votação do dia 18: Sinéia Abreu (PSDB) presidente, Zuleica Mendes (PMDB) vice-presidente, José Pedro Serafini (1ºsecretário) e Jorge Muller (2ºsecretário). Se nãon conseguir, o presidente será obrigado, sob pena de descumprimento de ordem judicial, a fazer nova eleição. Teoricamente, como há divisões das bancadas de situação e oposição, a tendência seria de 5 votos favoráveis e 5 contrários. Neste caso, haveria empate no resultado. Como o regimento da câmara determina o critério de idade, Sineia Abreu garante a eleicão dos demais integrantes de sua chapa: Cleuza Navarini (PTB) vice-presidente, Gilson de Oliveira (PP), 1ºsecretário, e Jorge Muller (2ºsecretário).

A véspera de ano novo continuará agitada nos bastidores políticos e, desde o último dia 18, quando houve a eleição, o caso tem gerado um forte desgaste para a imagem do Poder Legislativo e dos vereadores.

Presidente some, ordem do TJ não é cumprida e Câmara de Sinop fica desgastada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE